A Filosofia como agente de mudança dentro e fora da escola

A Filosofia na escola representa um grande aprendizado para os jovens, porém, não pode estar dissociada do cotidiano. Entender o pensamento filosófico e textos de grandes pensadores é de extrema importância para desenvolver o pensamento crítico e a argumentação de nossos alunos diante de diferentes realidades. Com o objetivo de permitir que os alunos vivenciassem os conteúdos de Filosofia vistos em sala, o professor Marcelo Garcia realizou diferentes atividades com as turmas do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental séries finais. Vamos acompanhar o relato do professor:

“Os conteúdos do 3º bimestre do livro de Filosofia (unidade 3), tratam da relação do homem com a natureza. Pensando nisso, surgiu a ideia de fazer um trabalho diferenciado com os nosso alunos no Ação Colégio e Curso, através de ações que gerassem a autocrítica e a conscientização no uso do espaço físicos do colégio, priorizando os banheiros, os corredores, as salas de aulas, os bebedouros, o refeitório, o ginásio, o parque e o tatame. As turmas foram divididas em grupos, onde os discentes confeccionaram adesivos e fizeram panfletagem, no intuito de amenizar alguns problemas no mau uso dos locais referidos acima. Após os trabalhos serem realizados nos dias 14 e 21/09/2018, ouvi relatos de alguns funcionários do Colégio, dizendo que melhorou bastante o zelo pelo uso do ambiente. A atividade desenvolvida nessas turmas ficou conhecida como: Filosofia em Ação.”

Com as turmas do 7° ano a proposta foi ampliar o conhecimento para fora da escola:

“Nas turmas dos 7º anos, pensou-se em desenvolver uma ação solidária, já que os conteúdos do 3º bimestre do livro de Filosofia (unidade 3), referem-se aos valores humanos. Consultando os alunos chegamos a um consenso de fazer o Dia de Beleza no CENTRO DE AMPARO A VELHICE JESUS MARIA JOSÉ, localizando na cidade de Sousa-PB. Além disso, pensou-se em fazer também algumas doações. Foi feita uma visita prévia para ver as maiores necessidades dos idosos. Os alunos se organizaram e fizeram campanha para arrecadar materiais de limpeza. A visita ao abrigo foi feita no dia 18/09/2018, das 9:h às 10h. Tivemos momentos em que os alunos conversaram, jogaram e pintaram as unhas dos idosos. A cabeleireira Janine (mãe da aluna Joyce) cortou os cabelos das idosas, outras mães também fizeram visitas com seus filhos em outros horários, já que não puderam acompanhar o professor. Foi bastante gratificante esse momento, pois sensibilizou os nossos alunos quanto a valorização e respeito às pessoas, principalmente, da terceira idade. Percebemos que os idosos interagiram bastantes com os alunos e sentiram-se

melhores cuidando da beleza. No dia 01 de outubro comemora-se o dia internacional da pessoa idosa e sensibilizar nossos alunos para o cuidado para com o idoso foi algo de extrema importância.

Neste mês de outubro, de 16 a 18, o professor Marcelo Garcia realiza no auditório do Ação Colégio e Curso a VII Semana Filosófica com o tema “Descomplicando a Filosofia no Enem”, com diversas palestras e momentos culturais para alunos do Ensino Médio, as inscrições são feitas com o professor e o coordenador do ensino Médio, Clébio Fernandes. Parabéns ao professor pelas iniciativas em sala e fora dela, o que mostra que com compromisso e empenho, as disciplinas curriculares podem deixar lições para toda a vida, nossos alunos e as futuras gerações agradecem!