A sala de aula fora dos muros da escola

Para desenvolver uma aprendizagem significativa, a escola deve utilizar diferentes espaços e propostas para que as crianças e jovens possam vivenciar situações que possibilitem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. Nesse sentido, os estudos de campo e projetos que ampliem a visão de mundo dando significado às rotinas de sala de aula, são de extrema importância não apenas para o aprendizado, mas também, para a memória afetiva. Vejamos alguns exemplos de práticas desenvolvidas …

As turmas de 4° ano realizaram no final do segundo semestre de 2018 , um estudo de campo na Indústria de Laticínios Belo Vale Ltda (ISIS), com o objetivo de aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala sobre a temática Espaço Industrial. Na ocasião, os alunos relembraram que esse tipo de atividade está ligado ao Setor Secundário da Economia, a qual transforma a matéria – prima que vem do campo, em outro produto para ser consumido na sociedade. Na indústria visitada os alunos viram que a partir do leite, diversos produtos eram produzidos e direcionados para comercialização. Nesse estudo de campo, os alunos conheceram a história da indústria, visitaram diferentes setores, desde o espaço de coleta e analise da matéria – prima, produção de produtos e embalagens até o de carga de caminhões para distribuição dos produtos já prontos para comercialização e consumo. Conversaram com diferentes profissionais, onde fizeram questionamentos sobre o trabalho desenvolvido pelos mesmos e o modo de fabricação dos produtos apresentados.

Outra atividade extra-classe realizada no final do segundo semestre de 2018 por essas turmas, baseou-se no Projeto Corrente do bem, que dialoga sobre ações e práticas de acolhimento, caridade, respeito e valorização ao próximo através de pequenas atitudes. Esse ano, as turmas optaram por visitar o Espaço Viva Criança localizado no bairro André Gadelha na cidade de Sousa, na ocasião, os alunos “adotaram” crianças, que escreveram cartinhas para Papai Noel, pedindo aquilo que tanto desejavam no Natal. E assim fizemos, cada aluno adotou uma cartinha, conheceu um pouco da história de vida da criança e buscou realizar o seu sonho. Ouvimos muitos depoimentos dos nossos alunos sobre o quanto ficaram comovidos ao verem a felicidade nos olhos de cada criança recebendo os presentes das mãos de Papai Noel! Deixamos com certeza uma semente de solidariedade e amor ao próximo plantada no coração de nossas crianças.

Sem dúvida esse tipo de metodologia nas vivências de ambientes extra-classe enriquece e consolida os conhecimentos já adquiridos em sala, trazendo o diferencial que encanta, atrai e transforma a vida escolar das nossas crianças em espaços de diferentes aprendizagens que vão além dos muros da escola.