Ação Colégio e Curso completa 10 anos de existência já como referência em educação na região de Sousa

“Nossa missão é construir o conhecimento através da interação de vivências que valorizem a formação holística do aluno e o desenvolvimento de múltiplos saberes, atendendo ao novo conceito de educação para um cidadão atuante na sociedade”. Com essa missão, o Ação surge com o propósito de uma educação de excelência na região de Sousa.

Idealizada pelos doutores Francisco Dantas e Ana Maria Lopes Santana, que buscavam uma educação para sua filha nos moldes dos grandes centros, em 16 de fevereiro de 2009, o Ação inicia suas atividades na Cidade Sorriso. Com uma proposta inovadora, oferecendo projetos e práticas esportivas, as atividades foram iniciadas com turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental- anos iniciais. Em 2010, iniciaram as turmas de Ensino Fundamental- anos finais e, em 2011, o Ensino Médio.

A escola foi aos poucos conquistando a comunidade e os primeiros resultados não demoraram muito a aparecer. Já em 2010,o Ação foi a escola pioneira em participação em Olimpíadas do conhecimento regionais, sendo também a primeira escola do sertão a conquistar mérito olímpico e medalhas. A escola possui um histórico de conquistas em olimpíadas de matemática como a Campinense ( OCM), a Pessoense ( OPM), a Canguru, a de Matemática financeira ( OPF), além de Olimpíadas de Astronomia e na Olimpíada Sertaneja de Redação, que é realizada pela escola.

A partir do momento em que as notas do Enem da escola foram divulgadas nossos alunos atingiram as melhores médias na cidade, com diversas aprovações nos mais diferentes cursos, com destaque para medicina e engenharia. A escola também possui diversos projetos voltados para a cultura, os valores humanos e meio ambiente. Um dos primeiros e maiores projetos é o Ler com Prazer, onde as alunos exploram diversos livros de acordo com a faixa etária e realizam apresentações de acordo com a temática escolhida, estas, acontecem na Mostra Cultural, importante evento de protagonismo do aluno, com exposições e apresentações da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Atualmente, a escola vem se preparando para as mudanças advindas da homologação da Base Nacional Comum Curricular/BNCC, documento normativo que norteia a elaboração dos currículos escolares para a garantia das aprendizagens essenciais e que vem com foco no desenvolvimento de competências e habilidades para uma educação integral. Nesse contexto, nossas aulas práticas e estudos de campo são fundamentais para que nosso

aluno possa adequar-se de maneira satisfatória às novas necessidades educacionais e ao mundo do trabalho. Nesse percurso, surgem também as competências socioemocionais, tão necessárias à formação holística de crianças e jovens atualmente; competências, que visam a uma melhor convivência em sociedade, devem ser vivenciadas na escola, em atividades lúdicas e de socialização. Também em 2019, iniciamos o Programa Bilíngue do nível III ao 5° ano, além de uma proposta diferenciada de Inglês nas demais turmas para futura expansão do programa.

Enfim, completamos 10 anos em um período de novos e estimulantes desafios, na certeza de que a busca pela excelência fará com que o olhar para o aluno seja sempre de acolhimento, inovação, excelência em educar, responsabilidade, compromisso e ética, sendo esses nossos valores.São 10 anos de pequenas e grandes conquistas , onde o desenvolvimento do potencial de cada aluno é uma busca diária. Agradecemos a todos os professores que lecionaram e lecionam em nossa escola, às famílias, à comunidade e principalmente, agradecemos aos nossos alunos, razão de nossa existência.

Juliana Diniz

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *