Alunos do Ensino Fundamental séries finais realizam um estudo de campo no IFPB

Como parte dos projetos programados para o mês de junho, os alunos do Ação realizaram um importante estudo de campo no setor de agroecologia do IFPB, onde, tiveram uma breve aula com os professores do instituto sobre os cursos oferecidos e as pesquisas desenvolvidas no IFPB-Sousa. Na sequência, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um biodigestor (útil para a produção de gás de cozinha, a partir do reaproveitamento de fezes de animais), um criatório de porcos e de aves e um viveiro de mudas (plantas adaptadas as condições edafoclimáticas e para uso medicinal/natural).

Os estudos de campo fazem parte do Projeto Construindo o Conhecimento, que visam trabalhar a educação ambiental com os alunos na perspectiva do desenvolvimento de um dos valores da nossa escola “Sustentabilidade como meta”. Nesse sentido, são desenvolvidas atividades como no Dia da água, Semana do Meio Ambiente, além claro, da escola também dar o exemplo na sua estrutura física, coletando água dos aparelhos de ar condicionado, captando água das chuvas para um reservatório e, mais recentemente, utilizando placas de energia solar. Nossos estudos de campo ajudam a ampliar o repertório de nossos alunos, seu conhecimento de mundo, além de estimular o espírito científico, tão importante para a vida acadêmica, pois os alunos questionam, levantam hipóteses, apresentam soluções e, o mais importante, experimentam situações com os colegas mediadas por professores. Estimular o desenvolvimento holístico do aluno, está em nossa missão enquanto escola e na intencionalidade de nossos projetos, por isso inovamos em nossa cidade e buscamos atender às necessidades e curiosidades que surgem em sala, levando os alunos a vivenciar o que antes só viam em imagens.