Educar para preservar: Dia mundial da água

Numa cidade situada no sertão paraibano como Sousa, conscientizar crianças e adolescentes para o uso consciente da água é primordial não apenas para economizar esse bem tão precioso, mas para que ações de convivência com a seca possam ser conhecidas e fomentadas. No Ação Colégio e Curso, por exemplo, a água das chuvas é captada e utilizada para diversos fins na escola. Ao longo dos 10 anos de nossa existência, estimulamos nossos alunos, seja em estudos de campo ou projetos que culminam na Semana do meio ambiente e Mostra Cultural, a conhecer o semiárido, suas limitações e potencialidades, quebrando um pouco do preconceito socialmente construído até mesmo internamente.

Nesse sentido, a escola propôs diversas práticas, particularmente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Com momentos lúdicos, experiências, brincadeiras…focadas na importância da água em nosso dia a dia e nas ações que podemos desenvolver em nossas casas e comunidades, tanto para preservação quanto para o correto armazenamento, visto que epidemias como a dengue são constantes.

Construir o conhecimento e desenvolver as habilidades necessárias para o cuidado e valorização deste bem precioso é algo que deve ser desenvolvido constantemente, colocando também o aluno como protagonista nesse processo. Assim, desenvolvemos não apenas habilidades cognitivas, mas o cuidado, a autogestão, a empatia e o senso estético, aqui também desconstruindo a seca como algo feio, mas sim como algo natural e que também há beleza em nossa região.

Da Redação.