Educação Infantil

A Educação Infantil tem papel importante no desenvolvimento humano e social. Contempla um caráter primordial para o progresso da criança, colaborando para o seu desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social.

O desenvolvimento infantil (0 a 12 anos), em particular a primeira infância (0 a 3 anos) é uma fase determinante para a construção da capacidade cognitiva e sociabilidade do indivíduo, quando ocorre o maior crescimento e desenvolvimento cerebral.

Aos quatro anos, estima-se que a criança tenha atingido metade do seu potencial intelectual, demandando um ambiente estimulante, que lhe possibilite segurança, encorajamento e oportunidades para o desenvolvimento de habilidades e competências, ferramentas necessárias ao pleno desenvolvimento e alicerce da personalidade do indivíduo adulto.

A Educação Infantil tem por finalidade criar condições para que as crianças através de atividades orientadas, atinjam o máximo de suas potencialidades e, consequentemente, obtenham um futuro brilhante.

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, inicialmente negligenciada e preterida no contexto educacional brasileiro, passou a ter caráter estratégico na formação do indivíduo, com base científica, bem avaliada, através de desempenho educacional comparativo e pesquisas de neurociências.

Já está bem estabelecido que a qualidade do atendimento na Educação infantil, proporciona os maiores retornos, comparativamente, com qualquer outra fase da vida escolar. Portanto, se pensarmos em desempenho máximo, temos que começar bem, na Educação Infantil, que é a nascente, determinante do potencial desse manancial do conhecimento humano.

Ensino Infantil » Proposta curricular

A prática da educação infantil deve se organizar para desenvolver as seguintes capacidades:

» Desenvolver independência, confiança e capacidade de perceber limites;
» Estabelecer vínculos afetivos;
» Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais;
» Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade;
» Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
» Utilizar diferentes linguagens corporal, musical, plástica, oral e escrita;
» Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito, valorizando a diversidade.

» Atividades
» Aulas de balé, dança, karatê, natação, futsal, campo, música, informática;
» Projeto de leitura;

» Talita Tamy – Psicóloga
» Aline Abreu – Psicopedagoga

» Horários