O Ação realiza sua X Mostra Cultural e Científica

Os alunos do Ensino Fundamental séries finais e Ensino Médio protagonizaram as atividades da X Mostra Cultural e Científica do Ação Colégio e Curso entre 19 e 24 de novembro. Aconteceram apresentações de peças teatrais na abertura e no encerramento, a exposição de Astronomia, o júri simulado e exposições em sala. Com a temática geral “ Por uma cultura de paz, antigos e novos conflitos”, os alunos, orientados por diversos professores numa perspectiva interdisciplinar, realizaram pesquisas e produção de material, desenvolveram habilidades como autonomia e trabalho em equipe, o senso estético e o processo científico,além de realizar levantamentos de gastos para que a educação financeira e o reaproveitamento de materiais estivesse presente nos trabalhos. Durante todo o processo observa-se também o desenvolvimento da liderança e da resolução de conflitos, onde todos devem articular-se para que o objetivo, de transmitir o conhecimento adquirido para os visitantes, fosse alcançado. As turmas do 6° ano representaram os super-heróis, suas características e contexto histórico. O 7° ano veio falando sobre os prêmios Nobel da paz e uma das turmas deu destaque à Sadako, uma sobrevivente de guerra com leucemia que ganhou um origami e queria fazer 1000 origamis para doar .O 8° ano trouxe como proposta a observação de líderes na condução política de diferentes épocas e nações, os alunos do 9° trouxeram o júri simulado de personagem histórico, nesse ano foi o julgamento de Adolph Hitler e a simulação de um campo de concentração, além de diários de guerra.

A participação das famílias também foi determinante para o sucesso do evento, alguns pais ajudaram desde a preparação até o apoio nas apresentações, o que mostra que escola e família formar sim um parceria de sucesso! Para os alunos a mostra representa um excelente momento para sentirem-se protagonistas, pensarem sobre o quê e como apresentar, pesquisarem sobre as temáticas e focarem em seus grupos, a liberdade de escolha leva também a uma maior responsabilidade, pois a mensagem final precisa ser compreendida por orientadores e expectadores. Para os professores orientadores é um momento ímpar de socialização com seus alunos, onde a mediação do professor volta-se muito mais para a articulação de saberes que transcendem as disciplinas curriculares. Para as famílias é o momento de ver a evolução de seus filhos nas apresentações, na responsabilidade pela preparação, na superação de barreiras como falar em publico e expor suas pesquisas. Enfim, toda a comunidade ganha em momentos como esse! O Ação parabeniza todos os envolvidos nesse projeto e reitera o compromisso com uma educação transformadora e voltada para o desenvolvimento holístico do aluno!