O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na sala de aula

A tecnologia está presente em nossa vida, no nosso dia a dia, nos auxiliando a desenvolver atividades cotidianas das mais simples às mais complexas, e através dos mais variados recursos e estímulos tecnológicos mudamos a nossa forma de pensar, articular, aprender e de nos comunicar. A tecnologia nos permite, por meio da acessibilidade e rapidez de informações, desenvolver o nosso potencial crítico e produtivo, nos possibilitando inovar em nossas ações e a desenvolver habilidades tanto no nosso modo de ser como na nossa criatividade.

É bastante comum ver crianças lidando com facilidade, desenvolvendo habilidades com mais precisão, reelaborando mídias, utilizando softwares, fazendo download nos mais variados formatos, editando e compartilhando fotos, vídeos e informações que elas mesmas produziram, se expressando de formas diferentes, sendo pessoas criativas e ativas socialmente e interagindo com as diversidades. Essa facilidade de acesso é devido ao fato de que elas nasceram rodeadas de estímulos variados e característicos dos nativos digitais.

É necessário estar preparado para todas as vantagens positivas que as tecnologias nos proporcionam, mas também devemos estar atentos ao lado negativo dessas possibilidades, por exemplo: os perigos expostos na internet, os conceitos de privacidade, identidade, segurança, aprendizagem, entre outros, que foram reformulados. Surge, então, um grande desafio para pais e professores dos nativos digitais: educar esse público para estar na rede, saber reconhecer situações em que é preciso ter cautela, tentar mostrar-lhes o lado negativo e positivo de estar conectado. A informática Educativa surge com uma proposta desafiadora aos nativos digitais- entre debates, reflexões, elaboração de conteúdos e desenvolvimento de atividades tanto em grupos como individuais, aprender a utilizar as tecnologias de modo ético e responsável a fim de preparar o aluno para estar seguro no mundo virtual, a pesquisar, analisar dados e situações, conceituar e contestar a veracidade das informações encontradas na rede. Para usufruir do melhor que as tecnologias podem nos oferecer é necessário ter um bom planejamento de atividades e temas que direcionem o aluno a não somente utilizar as tecnologias em sala de aula, mas também de compreender que é bastante prazeroso e satisfatório aprender tendo as tecnologias como aliadas no processo de ensino- aprendizagem, portanto, organizamos as aulas de informática de modo que, na Educação Infantil, as aulas de informática são direcionadas para que a criança aprenda não somente a manusear o computador, mas compreenda quais periféricos são utilizados e a funcionalidade de cada um, bem como utilizamos jogos virtuais com a intuito de reorganização e de memorização da aprendizagem obtida em sala de aula, característico da interdisciplinaridade.

No Ensino Fundamental – anos iniciais, prezamos pela aprendizagem um pouco mais técnica direcionada aos aplicativos do office- Word, Power Point e Excel- aplicativos essenciais para os estudantes por serem utilizados constantemente na comunidade escolar, na produção e elaboração de trabalhos escolares; e também utilizamos outros aplicativos que permitem ao aluno não somente criar conteúdos, mas também editar, acessar e disseminar informações na rede.

No Ensino Fundamental – anos finais,utilizamos softwares que auxiliam o aluno a elaborar e editar fotos, criar designers e layouts, bem como instruímos o aluno a ter acesso a uma cultura digital que o possibilite desenvolver habilidades e ter a consciência da importância e relevância social de seus atos e informações que são compartilhadas na rede. Neste mês, por exemplo, estamos trabalhando com algumas obras do Professor Cristiano Nabuco de Abreu que retratam uma temática muito atual: o Phubbing e a dependência tecnológica (uso abusivo de internet, jogos pela internet e uso abusivo do celular). Levamos uma proposta aos nossos alunos de produzir conteúdos para disseminar informações na internet sobre as temáticas de modo a conscientizar as pessoas dos perigos que o uso excessivo das tecnologias podem nos trazer, bem comoos perigos de uma “selfie”, as tecnologias e novas formas de isolamento, personalidade eletrônica, celulares e a nossa saúde, as redes sociais nos relacionamentos, a influência dos videogames na violência entre adolescentes, etc. O autor também nos traz uma série de informações acerca do uso das tecnologias que todos nós deveríamos saber, mas desconhecemos. Quer saber mais sobre esse assunto? Responda o questionário online e descubra o seu nível de dependência de internet… https://www.dependenciadeinternet.com.br.

Costumo dizer aos alunos que na nossa sala tudo é possível, pois temos ao nosso alcance dois mundos de possibilidades: o real e o virtual. Cabe a nós sabermos utilizar as tecnologias em prol de uma educação transformadora e que liberta. São esses os princípios que nos fazem mudar a realidade em que vivemos e o mundo. Cada passo dado, em ambos os mundos, é de grande valia na construção do nosso futuro… Tem curiosidade de como tudo funciona? Visite- nos!

Elaine Sarmento

Professora de Informática Educativa