Olimpíadas do conhecimento como importante ferramenta de aprendizagem

As Olimpíadas do Conhecimento representam uma excelente oportunidade para que os alunos possam vivenciar situações de aprendizagem e avaliação de habilidades cognitivas e socioemocionais. O Ação Olímpico, projeto voltado ao estímulo dessas olimpíadas, iniciado desde a abertura do Fundamental séries finais, vem preparando alunos para diversas conquistas a nível regional e nacional, são diversas horas de aulas, muitas resoluções de questões e horas de estudo, que através do mérito de cada aluno se convertem em muitas medalhas. Mesmo diante de várias dezenas de medalhas conquistadas ao longo desses anos, o nosso maior orgulho é propiciar o estímulo de competências como foco, resiliência, autoconhecimento, superação. Nossos alunos, ao participarem das olimpíadas de conhecimento, preparam-se para certames onde o preparo psicológico também é importante. No mês de maio os alunos participaram de diversas olimpíadas, por isso o chamamos de mês olímpico. No dia 12 aconteceu a VI Olimpíada Sertaneja de Redação, esta sendo promovida pela nossa escola, que tem como objetivo fomentar a prática da produção textual na região e premiar os melhores. Dentre as ações desenvolvidas temos um aulão aberto ao público e arrecadação de alimentos não perecíveis para doação. No dia 18 participamos da OBA, Olimpíada Brasileira de Astronomia, que neste ano já inserimos as turmas do 5° ano. Em 2018, o Ação tem sua nona participação na OCM, Olimpíada Campinense de Matemática, onde temos um histórico de conquista de nossos alunos desde a primeira participação, excepcionalmente neste ano a OCM acontecerá em junho. Porém, muito mais do que medalhas e méritos, o que mais nos orgulha é ver o esforço individual e o crescimento de cada aluno em participar desses momentos, na torcida pelo colega, na colaboração em atividades coletivas, no envolvimento com as disciplinas e professores em torno de um propósito: aprendizagem significativa.Parabéns aos nossos alunos por todo o esforço e aos pais, que estimulam todo o processo. Parabéns aos nossos professores, que orientam, acompanham e vibram com as grandes e pequenas conquistas a médio e longo prazo!