Projetos do Ação valorizam a cultura local e estimulam o protagonismo dos alunos

O final do 1° Semestre no Ação Colégio e Curso foi marcado por diversos projetos como as apresentações culturais de danças e a quadrilha Nordestino Sim Senhor,o Movimento Despertar e Semana do Meio Ambiente. Tendo como tema geral “Festa na roça” as apresentações aconteceram desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, séries iniciais, até a quadrilha com integrantes do Ensino Fundamental, séries finais e Ensino Médio, durante as apresentações também houve a entrega de medalhas para os vencedores do concurso de poesia matuta, que tiveram suas poesias recitadas durante o “Ação João 2018”.

O movimento Despertar, apresentado em duas etapas e conduzido pelas professoras Jacqueline Malvino e Rafaela Dário, trabalha com diversos valores humanistas e de conscientização, as apresentações aconteceram no dia 05 de junho no auditório da escola e contaram com a presença de familiares. Segundo a professora Jacqueline, as apresentações das turmas do 6° e 7° anos trouxeram diversos valores como patriotismo e conscientização sobre a importância do povo nordestino, tratando de problemas como a seca e a vida no campo. Também foi trabalhada a conscientização sobre o voto. Nas turmas do 8° e 9° anos, orientados pela professora Rafaela, as apresentações abordaram o campo e suas peculiaridades, tendo em vista a invisibilidade com que tal espaço de vida é representado. Os alunos teatralizaram práticas campesinas que abrangendo desde a linguagem até aspectos da cultura política e popular típicas do espaço rural. Resgatar valores e transformar As formas de ver conceber e representar o campo podem ser apontadas como os principais objetivos do Movimento Despertar 2018, uma vez que, no mundo globalizado é comum enxergar o campo apenas como lugar de produção, porém, o campo é lugar de vida, de cultura, de identidade.

Durante a Semana do meio ambiente, os professores Sérgio Santos e Juliano Moreira realizaram estudo de campo no IFPB, no setor de agroecologia do Instituto, onde realizaram entrevistas, gravações e produção de documentário, os alunos, de forma participativa, puderam ampliar o conhecimento ( científico e de mundo) acerca da importância das atividades realizadas no campo e da preservação de diferentes ambientes. O professor Juliano Moreira explica como se deu o projeto:

O (re)conhecimento, respeito e o cuidado com o Meio Ambiente são abordados de forma interdisciplinar entre os professores, os estudantes e os demais profissionais do Ação Colégio e Curso. A conscientização sobre os conceitos de sustentabilidade e equidade são fundamentais para a formação dos estudantes dentro da proposta de uma Educação Ambiental voltada para um melhor uso e valorização dos recursos naturais. O Projeto de Meio Ambiente contou com a importante participação do professor Hugo Vieira, que leciona e desenvolve projetos de pesquisa no IFPB-Sousa