Metodologia

Na busca por uma Educação de Excelência, a metodologia de ensino precisa estar de acordo com as mais diversas propostas pedagógicas, mantendo-se coerente aos valores éticos e ao respeito aos direitos humanos.

O Ação trabalha com projetos nas mais diversas áreas, que englobam questões culturais, ambientais, de letramento e socialização. Através de uma acompanhamento contínuo do aluno com plantões pedagógicos, turmas olímpicas, estudos de campo, numa perspectiva que segue as tendências educacionais atuais e nas teorias que balisam a conduta escolar. As teorias construtivistas, sociointernacional e as bases do prognatismo devem contribuir para que a escola trilhe um caminho amplo, onde a aprendizagem significativa seja possível através de métodos que propiciem o descobrir, analisar, refletir e criticar.

Os pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser, devem pautar uma conduta que permita o aluno se descobrir enquanto sujeito do processo de aprendizagem, através de lições que vão além da sala de aula.

Nesse processo, utiliza-se de diversas ferramentas como material didático, tecnologias da aprendizagem, o lúdico, o concreto, através de experiências que permitam o crescimento enquanto aluno e enquanto cidadão.