Sustentabilidade como meta, um dos princípios do Ação

Quando se fala em sustentabilidade estamos falando na proteção dos recursos de uma maneira que as futuras gerações possam usufruir de tudo que temos disponível, não apenas na proteção ao meio ambiente, mas no cuidado com o próximo, como é possível observar nesse relato do que aconteceu na turma do 4° ano.

“Nosso projeto iniciou-se a partir do estudo da temática Meio Ambiente abordada no livro didático, onde mobilizamos um debate acerca dos impactos ambientais causados pela ação humana em nosso planeta. Após, estudos, exibições de vídeos, debates e rodas de conversas, traçamos nossas ações com foco nos Três Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Iniciamos com uma coleta seletiva envolvendo família e escola, durante um mês as crianças fizeram mobilizações em suas casas e em seus bairros coletando garrafas pet e óleo de cozinha usado.

Depois de todo material coletado, identificamos uma moradora da cidade (a senhora dona Fátima) que sobrevive do trabalho de reciclagem, a convidamos para vir a escola para uma conversa sobre a importância do trabalho dela para a sociedade e para o meio ambiente. Na ocasião, realizamos a doação das garrafas coletadas para ela.

Sensibilizados com a história de dona Fátima, as turmas resolveram se unir e promover uma ação social, presenteando-a com roupas e alimentos, visto que estávamos em um período alusivo ao mês das mães. Familiares dos nossos alunos, abraçaram o nosso projeto com muito carinho e estenderam essa corrente do bem, conseguindo para essa senhora mensalmente uma cesta básica para ajudar no sustento de sua família.

Vimos que esse trabalho ajudou nossas crianças a desenvolverem uma consciência ecológica e social de forma bem prática.

Nas aulas de Português, realizamos produções textuais sobre Consumo Consciente, mostrando que, quando nos deixamos levar pelo consumismo, também estamos promovendo danos ao meio ambiente e que devemos consumir somente o que realmente precisamos.

Para darmos continuidade ao nosso projeto sobre Educação ambiental, convidamos o professor André Formiga da Rede Estadual de Ensino da Paraíba para dialogar sobre os danos causados pelo óleo de cozinha descartado de forma errada no meio ambiente. Com o óleo coletado pelas crianças, desenvolvemos uma oficina de produção de Sabão Ecológico, onde

ao final, as mesmas puderam levar para casa uma amostra do sabão que produziram, a outra parte foi direcionada para as auxiliares de limpeza e cozinha da escola. Foi uma experiência incrível, onde as crianças puderam vivenciar todas as etapas de estudo e produção com muito entusiasmo e aprendizado”

Acompanhe um pouco desses momentos através do relato de um aluno e das fotos!